Os sintomas da dependência química serão diferentes entre os indivíduos. Os efeitos colaterais mais comuns relatados por pessoas dependentes de um produto químico incluem mentir para os entes queridos sobre aonde eles estão indo ou o que estão fazendo, tornando-se obcecados com a droga ou álcool e passando por uma mudança completa na personalidade. Outras pessoas podem perceber que seu emprego ou educação começa a sofrer e coisas que antes eram importantes para elas, não parecem mais ser uma prioridade.
O primeiro passo importante para uma pessoa com dependência química é dizer a alguém. Este poderia ser um ente querido, um amigo de confiança. Admitir que eles têm um problema muitas vezes é difícil para as pessoas que sofrem de dependência , o que dificulta a busca da ajuda de que precisam. Uma visita ao seu médico deve ser o próximo passo importante; O médico fará então uma avaliação para decidir que tipo de tratamento de dependência química é mais adequado. Há uma variedade de tratamentos disponíveis, portanto, considerar a história pessoal e médica de uma pessoa, bem como a gravidade de sua dependência, é importante e garante que o tratamento de abuso de substâncias que recebem é adequado às suas necessidades.
Em 2016, fizerem uma pesquisa perguntando aos indivíduos que estavam deixando um programa de recuperação que as opções de instalações eles viam como coisas valiosas para procurar ao examinar os programas. A prioridade mais bem cotada foram as políticas financeiras do centro, por exemplo, suporte financeiro, seguro aceito e opções de pagamento. Eles também apreciaram muito mais as ofertas de programas (qualidade da comida, recreação, comida, etc.) ao deixar o tratamento. As pessoas que procuram tratamento vão querer analisar as práticas financeiras de uma instalação, bem como as ofertas do programa, para ajudá-las a tomar a decisão final sobre as instalações.
Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de dependência química, por favor, sinta-se à vontade para ligar.